ACC termina 2019 e inicia 2020 com grandes organizações e bate recorde nacional

Feb 10, ’20

A data de 15 de dezembro de 2019 irá ficar na história do Tiro com Arco nacional e local, não só pelo êxito desta realização mas também pelo facto da equipa de Veteranos Compound ter batido o recorde nacional. O ACC teve 14 arqueiros a representar a cidade e um STAFF composto por 17 colaboradores que permitiram o brilhantismo deste evento. Quase todos os clubes do país marcaram presença de norte a sul de Portugal incluindo a Madeira. Como de costume, a prova correu sem incidentes e num ambiente de verdadeira amizade entre todos os participantes. Não faltou o café ou chocolate quentes acompanhados das tradicionais filhós e bolo-rei (oferta do Intermarché das Caldas da Rainha) e no final todos levaram para casa uma lembrança em loiça, oferta gentil da Molde. Esta prova passou a ter prémios próprios que foram criados pelo clube organizador, tendo a figura emblemática do Pai Natal mas com pormenores fazendo lembrar Bordalo Pinheiro, personalidade que muito contribuiu para o desenvolvimento das Caldas nos finais do século XIX. Este ano o troféu mudou de cor o que irá acontecer nos anos vindouros. A equipa formada pelos arqueiros José Manuel Santos, Artur Patriarca e António José Alves bateu o Recorde Nacional por Equipas em Compound Veteranos Homens por 7 pontos. Além deste feito o conjunto de 14 arqueiros obtiveram 2 primeiros, 1 segundo e 1 terceiro lugares respetivamente por Isabel Ferreira, José Santos, Francisco Borga e António José Alves; os restantes atletas obtiveram a seguinte classificação: Diogo Ferreira em Robins 10º lugar (batismo de tiro); em Juvenis Gabrielle Marques e Adriana Medalha classificaram-se na 7ª e 13ª posições respetivamente; em Senhoras Recurvo Carla Fróis (com problemas de saúde) não conseguiu melhor que o 9º lugar; os Homens Recurvo Vitor Félix, Neal Marques e Liviu Enache obtiveram o 14º, 26º e 34º lugares respetivamente; em Homens Compound Marco Ferreira classificou-se na 28ª posição e em Veteranos Artur Patriarca, João Gomes e José Ribeiro em 4º, 10º e 11º lugares respetivamente. Por equipas o ACC obteve em Homens Recurvo a 6ª posição e em Veteranos Compound ao bater o recorde nacional classificou-se em 1º lugar batendo o Real Sport Clube por 1660 contra 1557 pontos.

Continuando a ter como palco o Centro de Exposições do Oeste “EXPOESTE” e a iniciar um novo ano, realizou-se a 6ª prova do Campeonato Nacional de Sala da FPTA que contou com 132 arqueiros representando 19 clubes. O Arco Clube apresentou-se de novo com 14 atletas conquistando 3 medalhas de ouro em individuais com Francisco Borga em Cadetes Recurvo, Isabel Ferreira em Veteranas Compound e Artur Patriarca em Veteranos Compound. Por equipas conquistou o 1º lugar em Veteranos Compound (José Santos, António Alves e Artur Patriarca).

Os Robins Madalena Marques e Diogo Ferreira ficaram na 6ª e 7ª posições respetivamente; Adriana Medalha ficou na 12ª posição em Juvenis; Carla Fróis em Senhoras Recurvo (já mais recuperada) obteve a 4ª posição no Open e nas Eliminatórias perde a medalha de bronze por 2mm em relação à sua adversária, no 10 no desempate com uma flecha; os Homens Recurvo Vitor Félix e Liviu Enache classificaram-se na 16ª e 26ª posições; Marco Ferreira fica na 23ª posição em Homens Compound e os Veteranos Compound classificaram-se no 4º, 5º, 7º e 8º lugares respetivamente com José Santos António Alves, João Gomes e José Ribeiro. As equipas mistas em Seniores Recurvo (Carla Fróis e Vitor Félix) classificaram-se no 5º lugar e em Veteranos Compound (Isabel Ferreira e José Santos na 1ª posição.

A equipa de STAFF manteve-se ao mais alto nível, contribuindo para mais um evento desportivo de alta qualidade. O espaço da Expoeste é fantástico para a realização de provas com esta dimensão e a quem o ACC fica deveras agradecido pela colaboração prestada pelo seu diretor e colaboradores.

No passado dia 19 teve lugar no Pavilhão da Associação Recreativa e Cultural do Nadadouro a 1ª prova de Sala de 2020 da Federação dos Arqueiros e Besteiros de Portugal, um Flint Round que contou com 82 participantes entre arcos e bestas modernos e tradicionais que se desenrolou em 3 sessões e que mereceu os maiores elogios de todos. O ACC esteve representado por 3 arqueiros (Paula Duarte em arco histórico, José Santos e José Ribeiro em Compound - FU) e 1 besteiro Luís Ferreira em besta SC. A Associação do Nadadouro foi um parceiro excecional assegurando o Bar e contribuindo com as excelentes condições do seu Pavilhão para o êxito deste evento. Na Cerimónia de entrega de prémios esteve presente a Presidente da ARCN, bem como o presidente do ACC que proferiram algumas palavras aos participantes antes da entrega de prémios. O Arco Clube fica imensamente agradecido pela colaboração prestada.

Se quiserem praticar procurem-nos nas nossas instalações desportivas em S. Cristóvão junto do Cenfim, todos os dias da semana exceto aos domingos. Para mais informações estamos em www.arcoclubecaldas.pt ou no facebook.

© Copyright ACC 2020