Historia

APONTAMENTOS DE MAIS DE QUATRO DÉCADAS DE EXISTÊNCIA

Fundado em 13 de Fevereiro de 1978, o Arco Clube das Caldas integra o largo conjunto de coletividades caldenses, ocupando um espaço desportivo relacionado com o Tiro com Arco. Não sendo um clube de bairro, procura um local na cidade para a sua implantação. Estávamos em pleno período de integração dos portugueses vindos das ex-colónias e foi num novo bairro designado de social, ocupado em grande número por “retornados” e população de etnia cigana, que nos instalámos e iniciámos a nossa atividade desportiva com forte cariz social. A adesão foi enorme e com muito poucos recursos, nesse mesmo ano formámos três equipas de infantis e estivemos presentes no Encontro Nacional da Juventude.

No ano seguinte com duas equipas em Iniciados Homens e Iniciados Senhoras, fomos Campeões Nacionais e Campeões de Sala em Plumas, escalão dos infantis com menos de 8 anos. Em 1980 organiza-se em Portugal, na linda cidade da Figueira da Foz a 1a TAÇA DA EUROPA DE JOVENS, onde Nuno Bruno um jovem do ACC integrou a Seleção Nacional. Os primeiros 4 anos foram de uma dinâmica extraordinária, tendo conseguido representação em quase todos os escalões e categorias e obtendo excelentes resultados. A falta de condições de trabalho levaram à paragem do clube que retoma a sua atividade dois anos depois no Pavilhão Gimnodesportivo da Mata, primeiro pavilhão que a cidade teve. As condições voltaram a permitir o crescimento do clube. Uns anos depois conseguimos que a direção do Centro Hospitalar nos cedesse as instalações dum antigo hospital e terrenos anexos, espaço completamente degradado, que obrigou a um esforço enorme nas obras de recuperação da ala central do designado “Hospital Sto. Isidoro”, mas que permitiu criar condições de treino ao ar livre, tanto para o tiro olímpico como para o tiro Field.

Estavamos em 1987, data em que foi criada a secção de tiro com besta. As novas condições de treino permitiram voos bem mais altos aos arqueiros do ACC, tendo participado em vários Campeonatos da Europa e do Mundo de Tiro Field, conquistando alguns títulos europeus e até um record mundial por um jovem júnior na África do Sul. Três anos volvidos e deparamo-nos com a situação de ter de abandonar aquele espaço para a instalação da ESAD (Escola Superior de Artes e Design). A Câmara Municipal reconhecendo o excelente trabalho desenvolvido pelo clube, cede um espaço fechado anexo aos seus estaleiros e oficinas, altura em que alargamos a actividade do clube ao tiro desportivo (1990).

As instalações desportivas que temos vindo a equipar ao longo destas quase três décadas, têm permitido não só a prática do Tiro com Arco e Besta mas também do tiro desportivo. Começando com a instalação de 4 linhas de ISSF a 10m, crescemos para o patamar superior com a instalação de mais 2 linhas de ISSF a 10m e 3 linhas a 25m para o Bencherest.

Em 2013 foi criada a secção de tiro histórico com arco e besta com brasão próprio e designada por “Ala dos Arqueiros e Besteiros das Caldas”.

Hoje, as instalações desportivas do clube possuem todas as condições técnicas necessárias ao eficiente desenvolvimento das várias modalidades: uma parede de 6m de comprimento em hetafoam para a prática do Tiro com Arco; 10 linhas para o ISSF a 10m permitindo a organização de provas oficiais da FPT e da INATEL, além das 2 linhas no patamar superior (desde 6 de dezembro de 2018 a FPT reconheceu as nossas instalações como Sala de Tiro); ginásio de musculação no patamar superior; parede com espelhos e barras; oficina moderna e equipada; um sistema digital de controlo de tiro; um pequeno espaço de Bar e sala de troféus que ao mesmo tempo funciona como espaço de espera para os acompanhantes. O espaço exterior melhorou muito com o alcatroamento e pintura de estacionamento, bem como a pintura da parede de entrada das instalações desportivas e a colocação de placa identificativa.

A oferta generosa da possibilidade de utilização do antigo campo de futebol da Foz do Arelho por parte do seu proprietário, para a prática do tiro com arco e besta e tiro desportivo ao ar livre, dotando o clube de um campo de treinos de exterior, que tanta falta fazia, foi uma mais valia para o ACC. Com uma pequena intervenção recuperámos alguns dos espaços de apoio, que estavam vandalizados, permitindo melhorar ainda mais as condições de trabalho. Embora com caráter provisório conseguimos ter boas condições para a preparação técnica necessária aos nossos praticantes.

Porque não nos resignamos e ficamos à espera que as situações se resolvam por si, estamos em conversações para podermos ter um espaço onde nos permita fazer treinos de tiro à bala, conseguindo assim dotar o clube de todas as infraestruturas desportivas necessárias ao seu desenvolvimento, mesmo com caráter provisório.

Dizemos com caráter provisório porque continuamos a acreditar na realização dos dois projetos que apresentámos às instituições locais e nacionais: COMPLEXO DE TIRO COM ARCO E TIRO DESPORTIVO DAS CALDAS DA RAINHA Miguel Nuno Serieiro Duarte e A RECUPERAÇÃO DA CARREIRA DE TIRO MILITAR DE TORNADA para CARREIRA DE TIRO DESPORTIVO DO ARCO CLUBE DAS CALDAS.

Neste momento, setembro de 2019, o clube tem 56 praticantes federados e 29 praticantes em formação nas diversas modalidades. Temos ainda 21 sócios incluídos numa Zona de Caça Associativa com a cobertura logística do ACC e gestão autónoma por parte dos seus utilizadores. O quadro técnico do clube é composto por: Tiro com Arco - 1 treinador de grau 2, 2 treinadores de grau 1 e 1 monitora com formação da IFAA; Tiro Desportivo – 1 treinador de grau 1.

Ao longo destes anos de vida, o clube tem conquistado vários títulos de Campeão Nacional tanto individual como por equipas, bem como títulos Europeus e Mundiais, tanto no Tiro com Arco e Besta como no Tiro Desportivo.

Estes APONTAMENTOS servem essencialmente para nos revelarmos e também para nos reforçarmos orgulhando-nos pelo trajeto desenvolvido.

Escrito por admin em Domingo Junho 14, 2015
Link permanente - Seção: clube

« PREÇÁRIO - Contacto »