FALECEU JOAQUIM PEREIRA CALDAS e ANA VAZ

Aug 25, ’20

JOAQUIM PEREIRA CALDAS

O "Quim Caldas" como era conhecido pelos amigos era o nosso associado nº 27 e esteve connosco desde a primeira hora, nunca deixando de contribuir com a sua quota ao longo destes 42 anos. Foi sempre um associado de simpatia, nunca usufruindo dos serviços do clube. À família enlutada os nossos sinceros pêsames.

ANA VAZ

A Ana foi sempre uma amiga, de quem fica uma eterna saudade. Uma das mais antigas praticantes de Tiro com Arco em Portugal, era um exemplo para os mais novos de tenacidade e dedicação. Num campeonato nacional realizado em Tomar, estávamos na distância de 50m, chovia copiosamente e a maioria dos arqueiros começaram a abandonar a linha de tiro. A Ana manteve-se na linha como nada acontecesse até fazer a sua última flecha da série e que foi um 10. Este episódio é o paradigma de como a Ana era. O seu sucesso não se ficou na qualidade de atleta mas também como treinadora onde investiu imenso e sempre disponível para partilhar com os outros. Os seus filhos Pedro e João continuam ligados à modalidade dando seguimento à paixão da sua mãe. Publico uma foto, que tem mais de 40 anos onde estão dos mais antigos treinadores do país, com a Ana no centro e infelizmente quase todos já desaparecidos. Este grupo recebeu da Ana e do Carlos Vieira os ensinamentos que trouxeram de uma qualquer formação frequentada no estrangeiro.

O Tiro com Arco nacional ficou mais pobre com esta perda.

Legenda para a foto: em cima da esquerda para a direita - Miguel Tavares (Tomar), Carlos Hermínio (Caldas da Rainha), não me lembro do nome, Maurício (Queluz) e Montez Coelho (Zambujeira/Santarém); em baixo da esquerda para a direita - José Roberto (Treinador Nacional), Ana Vaz (GCP) e Carlos Vieira(SCP?).

© Copyright ACC 2020