Arco Clube das Caldas – Apontamentos de uma vida de 37 anos

Dec 06, ’15

Fundado em 13 de Fevereiro de 1978, o Arco Clube das Caldas integra o largo conjunto de coletividades caldenses, ocupando um espaço desportivo relacionado com o Tiro com Arco. Não sendo um clube de bairro, procura um local na cidade para a sua implantação. Estávamos em pleno período de integração dos portugueses vindos das ex-colónias e foi num novo bairro designado de social, ocupado em grande número por “retornados” e população de etnia cigana, que nos instalámos e iniciámos a nossa atividade desportiva com forte cariz social. A adesão foi enorme e com muito poucos recursos, nesse mesmo ano formámos três equipas de infantis e estivemos presentes no Encontro Nacional da Juventude. No ano seguinte com duas equipas em Iniciados Homens e Iniciados Senhoras, fomos Campeões Nacionais e Campeões de Sala em Plumas, escalão dos infantis com menos de 8 anos. Em 1980 organiza-se em Portugal, na linda cidade da Figueira da Foz a 1ª TAÇA DA EUROPA DE JOVENS, onde Nuno Bruno um jovem do ACC integrou a Seleção Nacional.

Os primeiros 4 anos foram de uma dinâmica extraordinária, tendo conseguido representação em quase todos os escalões e categorias e obtendo excelentes resultados. A falta de condições de trabalho levaram à paragem do clube que retoma a sua atividade dois anos depois no Pavilhão Gimnodesportivo da Mata, primeiro pavilhão que a cidade teve. As condições voltaram a permitir o crescimento do clube. Uns anos depois conseguimos que a direção do Centro Hospitalar nos cedesse as instalações dum antigo hospital e terrenos anexos, espaço completamente degradado, que obrigou a um esforço enorme nas obras de recuperação da ala central do designado “Hospital Sto. Isidoro”, mas que permitiu criar condições de treino ao ar livre, tanto para o tiro olímpico como para o tiro Field. Estavamos em 1987, data em que foi criada a secção de tiro com besta. As novas condições de treino permitiram voos bem mais altos aos arqueiros do ACC, tendo participado em vários Campeonatos da Europa e do Mundo de Tiro Field, conquistando alguns títulos europeus e até um record mundial por um jovem júnior na África do Sul. Três anos volvidos e deparamo-nos com a situação de ter de abandonar aquele espaço para a instalação da ESAD (Escola Superior de Artes e Design).

A Câmara Municipal reconhecendo o excelente trabalho desenvolvido pelo clube, cede um espaço fechado anexo aos seus estaleiros e oficinas, altura em que alargamos a actividade do clube ao tiro desportivo (1990). As instalações desportivas que temos vindo a equipar ao longo destes últimos 27 anos, têm permitido não só a prática do Tiro com Arco e Besta mas também do tiro desportivo com a criação de uma carreira de tiro com 4 linhas para pistola e carabina de ar comprimido a 10 metros e 3 linhas a 25 metros. Em 2013 foi criada a secção de tiro histórico com arco e besta com brasão próprio e designada por “Ala dos Arqueiros e Besteiros das Caldas”. Além das condições desportivas criadas, temos um pequeno espaço de bar e uma sala de troféus que é simultaneamente de espera para os acompanhantes dos mais pequenos. Quase 30 anos volvidos, há a esperança de voltarmos de novo a ter condições estruturais para o treino ao ar livre. Ao longo da sua vida o clube tem conquistado vários títulos de Campeão Nacional tanto individual como por equipas.

© Copyright ACC 2020